Saiba aproveitar as oportunidades

O recente protesto dos taxistas no Rio de Janeiro levantou uma discussão interessante para compartilhar com vocês. Toda essa movimentação e esse protesto nos fazem refletir que a concorrência faz muito bem para todos. Para as empresas e para os clientes.

O Uber chegou no Brasil e desde então tem deixado cada vez mais taxistas desesperados. Além de ser mais barato, tem mais conforto, é tudo feito pelo aplicativo sem nem precisar pegar dinheiro na mão e ainda são realizadas várias ações diferenciadas para os clientes. E porque o Uber é um sucesso? Simples. A empresa entrou em um mercado que estava e está em cada vez mais decadência. Motoristas despreparados, sem educação e com carros sem muitas condições são comuns entre os taxistas. E com um serviço oferecido cada vez pior, o cliente vai em busca de algo melhor. Quando o Uber apareceu foi a melhor solução para quem precisava de transporte.

Mas trazendo isso para a questão de negócio e como podemos aprender com isso, o Uber conseguiu desde o início encantar seus clientes. Deixar eles satisfeitos, com uma experiência incrível e daquelas que quem utilizou os serviços uma vez iria utilizar de novo. E é o que acontece. Os motoristas do aplicativo encantaram os clientes, que estavam cada vez mais cansados do serviço de um táxi. E a concorrência não existe para derrubar as outras empresas. Concorrência é ótima. E esse é o momento dos taxistas evoluírem seus serviços, perceberem que estão fazendo algo errado e prestarem um serviço melhor. Em vez disso, o que eles fazem? Protestos, agressões e tudo que for negativo, só dando ainda mais audiência para o Uber. No protesto, os taxistas atrapalharam a vida da população, que são todos possíveis clientes. E que depois do protesto certamente optaram pelo Uber (somente no dia seguinte ao protesto o aplicativo ganhou 700 novos clientes), já que além de ser um serviço melhor, não atrapalha as pessoas que querem trafegar onde estão.

Os taxistas com esses atos prejudicam o cliente, seu principal ativo, o bom atendimento e só conseguem piorar a situação, que para alguns já deve estar desesperadora. Se um motorista de táxi quer ter mais clientes, ele precisa melhorar seu serviço, aceitar a concorrência e usar isso como incentivo para oferecer um serviço melhor. Mas é exatamente o contrário o que os taxistas estão fazendo.

Então a dica desse texto é você sempre ficar antenado e tentar aprimorar sempre seu serviço.  Se aparecer alguém ou alguma empresa que oferece algo melhor do que você, estude a situação, veja o que pode melhorar e não prejudique seu cliente. Faça com que todos saiam ganhando.




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