Como trabalhar em casa?

Você sabia que cada vez mais as grandes empresas estão mandando seus funcionários para casa? Sim, é isto mesmo: com o aumento abusivo dos aluguéis, a diminuição do tamanho dos espaços ou por causa do trânsito cada vez mais pesado das grandes cidades, as empresas vem optando por fazer jornadas de trabalho diferenciadas, na qual o funcionário pode trabalhar em casa durante alguns períodos.

Além disto, existem uma forte tendência empreendedora em curso e cada vez mais microempresas, principalmente vendendo serviços vem surgindo. E estes empreendedores, até para “segurar o investimento inicial”, também optam por montar seu escritório em home office e trabalhar em casa.

Por tudo isto eu afirmo: provavelmente em algum momento você será seduzido pelos encantos do trabalho caseiro. E tenho conversado com algumas pessoas, estas adeptas do estilo e jornada formais de trabalho, que comentam jamais conseguir realizar suas tarefas desta forma.

Cuidado com o apelo do sofá!!!

Pois é isto mesmo, meus amigos! Tem que ter disciplina e foco para trabalhar em casa. Afinal, não é fácil estar “cara a cara” com a televisão e receber uma “piscada” sedutora do sofá, este confortável e aconchegante. E dizer NÃO!

E como fazer?

Eu tenho algumas regras que comigo funcionam muito bem, mas sou uma workholic assumida e para mim, difícil é deixar de lado a companhia do meu computador, afinal, com tanta informação disponível ao alcance dos meus dedos, a sedução vem da internet, jamais da televisão. Mas, vamos à elas?

01. Monte em sua casa um local próprio para trabalho e evite nele distrações como livros (romances), revistas, tv ligada, entre outros. O ideal é que este seu canto tenha computador, papéis e lápis, uma agenda a ser seguida, impressora e tudo mais que deixe claro para sua mente que aquele é seu local de trabalho.
02. Estabeleça um horário a ser cumprido e realmente CUMPRA! No meu caso, workholic que sou, acabo trabalhando mais que devia, por isto é importante este horário: para me tirar da cadeira e me mandar para a musculação, afinal, o equilíbrio é um dom fundamental para nossa qualidade de vida.

Meu canto de trabalho é bem definido; mesa para computador + local para leitura relaxada.

03. Se arrume! De verdade: nada de pijama e moletom. Desta forma seu cérebro entenderá que aquele horário é para produção, jamais distração.
04. Estabeleça tarefas metas e siga com elas! Comigo funciona muito bem dividir o tempo da seguinte forma: hoje o dia é para preparar uma palestra a ser ministrada daqui a dois dias, amanhã é dia de estudar a apresentação, no próximo dia me concentro na palestra, no dia seguinte atualizo meus artigos no site e Facebook profissional, envio malas diretas para os cadastrados. Todos os dias pela manhã reservo um tempo para ler e responder os e-mails e navegar pelas novidades da minha área de atuação, afinal, profissional defasado é profissional fora do mercado. E na sexta-feira, se der tempo, um mergulho no mar com direito à água de coco. Afinal, de novo: de nada vale a vida sem equilíbrio. Mas só me dou este presente se a agenda tiver sido cumprida e as metas estabelecidas (leia-se “vendas” – realização de cursos, consultorias e palestras) realizadas. Se não, meu amigo, hora de “ralar” e finalizar com chave de ouro a semana que passou.
05. Se tiver filhos e família morando contigo, é necessário que explique para eles que presencialmente está, na ausência permanecerá! Afinal, aquele horário é destinado a compromissos profissionais. Mas, caso haja emergência, disponível estará!

Enfim, existem outras regrinhas, cada um sabe onde “seu calo aperta”. Mas creio o mais importante ser a definição das suas metas e objetivos e tornar seu trabalho o mais prazeroso possível. Pois quem trabalha com amor e na paz do lar só tem a agradecer a qualidade de vida alcançada. Mas não se engane: é mérito só seu! E disciplina, organização e método não são fáceis de se adquirir. Mas não precisamos de um chefe no nosso pé dizendo o que devemos ou não devemos fazer, não acham? Isto ficou lááááá para trás, na época dos nossos pais e professores, que nos ensinaram responsabilidade. E aí, você aprendeu? Então vamos colocar em prática??? Te garanto que você só tem a ganhar! E sua família e qualidade de vida idem.

Esta é a imagem da PAZ de se trabalhar no meu LAR!




Aula Grátis Ao Vivo!
O passo-a-passo para VOCÊ trabalhar como Personal Stylist ou impulsionar o seu negócio de moda  ou beleza.

ASSISTIR AGORA!
 [🙂] O passo-a-passo para VOCÊ trabalhar como Personal Stylist ou impulsionar o seu negócio de moda  ou beleza.
ASSISTIR AGORA!

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?